Cultivando conexões: O crescimento das redes sociais temáticas em agroecologia

This article is also available in English, Spanish and Catalan.
EN | ES | CAT

Cultivando conexões: O crescimento das redes sociais temáticas em agroecologia

Redes sociais personalizadas estão oferecendo aos agricultores interessados em agroecologia uma plataforma para se conectar, colaborar e compartilhar conhecimentos. Ao contrário dos seus homólogos mainstream, essas redes sociais temáticas cortam o ruído de tópicos de interesse geral e fornecem um espaço dedicado que atende a domínios de nicho.

Essas plataformas são particularmente eficazes ao facilitar conexões entre diversos atores em setores específicos da cadeia de valor e quando atuam como uma ponte para indivíduos que de outra forma não interagiriam pessoalmente. Elas também são especialmente relevantes quando todos os usuários estão interessados na construção de comunidade e compartilham um objetivo comum, o que significa que a maioria das interações — troca de experiências, conselhos, mentoria, desafios e soluções — resultam numa cooperação mais profunda.

REDES AGRÍCOLAS

O movimento agroecológico, que visa alcançar a sustentabilidade técnica, social e ambiental no sistema alimentar, é uma paisagem perfeita para essas redes sociais temáticas. O movimento, que inclui práticas agroflorestais e de agricultura mista, está ganhando relevância quando se trata de construir resiliência às mudanças climáticas, ao aumento do custo de insumos como fertilizantes, combustíveis e agroquímicos, bem como às flutuações de mercado e preocupações sociais em torno dos impactos ambientais da agricultura.

Os agricultores em todo o mundo estão cada vez mais adotando abordagens agroecológicas, buscando proteger seu solo, aumentar a biodiversidade e fortalecer sua resiliência contra desafios relacionados ao clima. No entanto, a adoção bem-sucedida dessas práticas depende da disponibilidade de recursos cruciais: pesquisa, experiência e compartilhamento de conhecimentos. No entanto, as abordagens agroecológicas ainda estão longe de ser predominantes entre produtores, fabricantes, empresas de consultoria, academia, profissionais e formuladores de políticas. A comunidade agroecológica, portanto, depende da criação de retroalimentação entre os diferentes atores da cadeia de valor.

Uma captura de tela do site de mídia social temático Landfiles. Foto: Baptiste Dekeyne

LANDFILES

Uma plataforma que está ajudando nesse sentido é o aplicativo Landfiles, que em suas próprias palavras tem como objetivo "apoiar e acelerar o desenvolvimento de novas técnicas agroecológicas". Landfiles é uma rede social para agricultores que permite aos usuários compartilhar informações, observações e conhecimentos sobre suas terras e operações, incluindo pesquisas, estudos, fotos, relatórios e experimentos. Esse conteúdo pode ser categorizado de várias maneiras diferentes, incluindo por geografia, tipo de cultura e tipo de fazenda. Todas essas informações estão disponíveis para os usuários em grupos personalizados. A plataforma também incentiva a interação entre agricultores e outros indivíduos interessados, como praticantes, consultores e pesquisadores, com seu próprio sistema de bate-papo. O aplicativo teve origem na França, mas desde então se expandiu internacionalmente.

Um dos 450 grupos existentes no aplicativo até 2023 é a “Comunidad de sistemas agroflorestaless y cultivos mixtos”, que se concentra em sistemas agroflorestais e de agricultura mista na Península Ibérica. Ele tem contribuições em espanhol, catalão e português. O nome do grupo se traduz literalmente como "Uma comunidade de sistemas agroflorestais e de agricultura mista". Estabelecido em abril de 2023, no âmbito dos projetos Transition e LIFE AgroForAdapt, esse grupo alcançou 93 membros até novembro de 2023, quando dois projetos adicionais, AGROMIX e DigitAF, se juntaram à iniciativa.

Seu objetivo é servir como um ponto de encontro para pessoas interessadas em sistemas agroflorestais e de agricultura mista, com atenção especial para agricultores. A intenção é que este grupo facilite interações dentro da plataforma e além dela, incluindo reuniões periódicas baseadas na web para discutir questões específicas entre os membros do grupo, e outras atividades que os membros considerem interessantes para organizar. Este grupo é gratuito e aberto para a entrada de mais membros, projetos e entidades.

Um post de mídia social do Landfiles mostra uma fazenda na França. Foto: Baptiste Dekeyne

UMA PLATAFORMA PARA A MUDANÇA

O fundador e CEO do Landfiles, Nicolas Minary, diz que sua "contribuição para a indústria agrícola e para o grupo reside em sua capacidade de facilitar a implementação de monitoramento detalhado das práticas agrícolas. Dentro do grupo, o Landfiles permitiu que os membros obtivessem informações valiosas sobre o aumento da produtividade, rentabilidade e sustentabilidade de sistemas agroflorestais e de agricultura combinada."

Ele também observa que "ao oferecer a oportunidade de compartilhar e discutir as experiências dos agricultores, bem como manter-se atualizado com conferências relevantes e publicações, o Landfiles promoveu uma troca ativa dentro dessa comunidade. Esta plataforma também enriqueceu a base de conhecimento sobre sistemas agrícolas resilientes, permitindo que os membros documentem e troquem práticas inovadoras, contribuindo para um movimento coletivo em direção a métodos agrícolas mais eficientes e sustentáveis."

Jaime Coello, coordenador do LIFE AgroForAdapt do Centro de Ciência e Tecnologia Florestal da Catalunha (CTFC), diz que "a comunidade espanhola e portuguesa de agrofloresta moderna é composta por pioneiros dispersos, a maioria dos quais instalou seus sistemas sem qualquer apoio técnico ou de subsídio. Ferramentas como esta permitem dar-lhes visibilidade e apoio e podem facilitar as coisas para futuros adotantes dessas práticas essenciais no futuro."

Defensores da agrofloresta advogam pela integração de árvores e arbustos em terras agrícolas. Nos sistemas agroflorestais, a vegetação lenhosa é estrategicamente combinada com cultivos ou gado para criar interações mutuamente benéficas. Isso resulta em um agroecossistema sustentável e harmonioso que oferece vantagens como aumento da produtividade, biodiversidade, saúde do solo melhorada e maior resistência às mudanças ambientais.

A agricultura mista envolve o cultivo simultâneo de diferentes culturas e/ou a criação de gado na mesma área de terra. Ela busca diversificar as atividades agrícolas, otimizar o uso de recursos e aumentar a produtividade geral.

TREEFILES

Outro projeto que trabalha para uma rede social temática no movimento agroecológico é o AGROMIX, uma iniciativa colaborativa financiada pela UE que reúne pesquisadores, agricultores e formuladores de políticas. O objetivo principal do projeto é navegar na transição para uma agricultura resiliente, uso eficiente da terra e cadeias de valor agrícola sustentáveis em toda a Europa. Um dos principais resultados do projeto é o TreeFiles, uma ferramenta inovadora disponível desde dezembro de 2023, que foi desenvolvida em conjunto com o Landfiles e será compartilhada em toda a sua rede.

A missão central do TreeFiles é capacitar os agricultores com valiosas recomendações de plantio de árvores adaptadas às suas condições climáticas, do solo e de gestão específicas. Ao fazer isso, ele serve como um catalisador para a implementação perfeita de sistemas agroflorestais, contribuindo para os objetivos de sustentabilidade mais amplos do projeto AGROMIX.

Além disso, o TreeFiles não é apenas uma ferramenta interativa, mas também é uma plataforma que promove uma interação aprimorada entre seus usuários, principalmente agricultores. Aqui, eles podem compartilhar suas experiências, mostrar seu progresso e receber sugestões valiosas para seus ensaios agrícolas daqueles em situações semelhantes. Essa abordagem colaborativa e interativa dentro da comunidade agrícola visa criar um ecossistema vibrante de conhecimento compartilhado e melhoria coletiva.

Novamente, um aspecto interessante dessa função reside em seu acesso gratuito, abordagem de interface amigável e foco prático, com o objetivo de torná-la um recurso inclusivo garantindo que agricultores com diferentes.

go back

crossmenuarrow-up linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram